Equipe Executiva

Advocacy Consultative Commission (CCA)

In order to mitigate the challenges that are presented to the business environment, Britcham acts very actively in the defense of guidelines and interests of its associates before the most diverse governmental spheres of Brazil and the United Kingdom. To this end, it counts on the performance of an Advocacy Consultative Commission (CCA) that works on the reception of the guidelines and suggestions of transversal themes, performs the proper alignment with the mission, vision and strategy of Britcham, as well as interfaces with the thematic committees for the sectorial demands.

Within the scope of CCA‘s activities, initiatives that add high value to companies are organized, such as holding meetings with government representatives and CEOs of companies, publishing institutional positions to defend companies’ interests, organizing open events to exchange experiences and knowledge, participating in public consultations, etc. CCA is composed of professionals working in the areas of government relations, institutions and related topics, which are nominated by the associated companies and appointed by the Board of Directors of Britcham.

For 2024, CCA‘s mission is to address and facilitate the access of Britcham members to the authorities related to the strategic agenda of Advocacy, which includes 3 (three) key themes: tax issues (aiming at the simplification of taxes and the realization of trade agreements), climate issues (linked to the agenda of environment, sustainability, world climate conference, ESG, among others) and regulatory issues (aimed at improving the business environment).

Conheça os integrantes

Fabio Caldas

Currículo

Fabio Caldas é presidente do Conselho de Administração da Britcham Brasil. Engenheiro de produção pela UFRJ, tem pós-graduações em administração (tempo integral, 2 anos, COPPEAD-UFRJ), análise de sistemas, marketing e finanças. No Grupo Royal Dutch Shell por 25 anos, ocupou cargos de liderança na sede da empresa no Reino Unido e no Brasil, onde foi Diretor de Relações Externas para a América Latina, responsável pelas áreas de Comunicações, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativas. No Grupo CPFL Energia foi Diretor de Comunicações e Relações Governamentais, responsável também por Ética Corporativa e Ouvidoria. Ganhou o Top 10 de Comunicadores do Ano da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2017 e fundou a LS – Light Saber Consultoria em 2018, com foco em relações institucionais, riscos não-técnicos e comunicações.

Juliana Marra

Currículo

Juliana Marra é química industrial com Executive MBA pela Fundação Dom Cabral. Atualmente, é Gerente Sênior de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, Presidente da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza), do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química (IdQ) e do Conselho Fiscal do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV). Também atua como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Conselheira da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e do Confem (Conselho Superior Feminino/FIESP). presidente do Conselho de Administração da Britcham Brasil. Engenheiro de produção pela UFRJ, tem pós-graduações em administração (tempo integral, 2 anos, COPPEAD-UFRJ), análise de sistemas, marketing e finanças. No Grupo Royal Dutch Shell por 25 anos, ocupou cargos de liderança na sede da empresa no Reino Unido e no Brasil, onde foi Diretor de Relações Externas para a América Latina, responsável pelas áreas de Comunicações, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativas. No Grupo CPFL Energia foi Diretor de Comunicações e Relações Governamentais, responsável também por Ética Corporativa e Ouvidoria. Ganhou o Top 10 de Comunicadores do Ano da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2017 e fundou a LS – Light Saber Consultoria em 2018, com foco em relações institucionais, riscos não-técnicos e comunicações.

Leonardo Martins

Currículo

Leonardo Martins tem mais de 20 anos de experiência jurídica, com grande atuação no contencioso tributário perante tribunais judiciais e administrativos, representando clientes dos mais diversos setores, como óleo e gás, aviação, telecomunicações, indústria fonográfica e siderúrgica. Foi eleito um dos profissionais mais admirados em sua área por publicações como o Latin Lawyer, ITR e Lacca Approved. Coordena a equipe tributária da unidade Rio de Janeiro, responsável, juntamente com os sócios de São Paulo, pelo atendimento da grande base de clientes do estado. Martins também tem 7 publicações recentes no setor jurídico. Reconhecimentos recentes: Chambers & Partners Brazil: Tax: Rio de Janeiro (2022); The Legal 500: Tributário (2019); Latin Lawyer 250: Tributário (2022); LACCA Approved: Tributário (2018-2023); Análise Advocacia 500: Tributário e no Rio de Janeiro (2021); Internacional Tax Review: Contencioso Tributário (2018-2019); “World Tax” – Tax Controversy como “Highly regarded” (2022).

Lídia Mantovani

Currículo

Lídia Mantovani possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e cursa Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Consultora Acadêmica nos últimos anos, responsável pela formação continuada dos professores de inglês das redes que utilizam as Soluções Pearson e pela estruturação de ciclos de formação, em parceria com as Secretarias de Educação, para professores, assessores e gestores de redes municipais e estaduais. Hoje, é Especialista Acadêmica na Pearson e atua em relações governamentais. Trabalha pontualmente com formações, é responsável pela identificação de editais a nível nacional, pela construção de propostas técnicas e realização de provas conceito durante o processo licitatório; por articulações com Secretarias de município e estado visando à potencialização e criação de projetos para o ensino de ensino de inglês, mensurando progresso de aprendizagem e possibilitando formação continuada para o corpo docente da rede.

Líder da CCA | Luiz Guilherme Primos

Currículo

Luiz Guilherme Primos é sócio de Primos e Primos Advogados e da Vind Aerogeradores. Advogado com vas-ta experiência nas áreas de Direito Empresarial, Direito Corporativo, Econômico e Anti-truste, Legislação Aduaneira, Investimentos Estrangeiros, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Direito Regulatório. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie, com capacitação docente. Atua também em contencioso corporativo, incluindo mediações e arbitragens nacionais e internacionais. Assessorou diversas operações de M&A, no Brasil e no Exterior, em todos os setores da economia.

Viviane Mansi

Currículo

Viviane Mansi é diretora de Relações Corporativas da Diageo. Executiva de comunicação, ESG e governo com mais de vinte anos de mercado. Mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV), e formada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Sua vivência profissional inclui passagens pela MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos. Em 2018 se uniu à Toyota como diretora regional da área de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade e hoje acumula a presidência da Fundação Toyota do Brasil.